Economia

BYD pode construir fábrica na Bahia caso não chegue a acordo com a Ford

Montadora chinesa disse ao presidente Lula que seguirá com fábrica no estado

Divulgação/Ford
Divulgação/Ford

Mesmo que não chegue a um acordo com a Ford para assumir a planta da empresa norte-americana, em Camaçari, que está paralisada desde 2021, o montadora chinesa BYD deve manter o projeto de ter uma fábrica de veículos elétricos e híbridos na Bahia.

De acordo com agências internacionais, fontes que acompanharam a reunião entre executivos da empresa e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aconteceu em Xangai, na China, o petista recebeu dos empresários a garantia da instalação da fábrica, não importa qual seja o desfecho do caso.

Ainda conforme esses interlocutores, no entanto, será feita uma nova tentativa de acordo com a Ford, com a criação de um grupo de trabalho entre as duas empresas, o governo da Bahia e o governo federal para tentar resolver o impasse com os norte-americanos.

Ainda no encontro, os chineses deixaram claro que não teriam problema em fazer suas próprias instalações, já que construíram uma nova fábrica na China em apenas nove meses e a adaptação do complexo industrial da Ford, voltado a carros com motor a combustão, teria que ser totalmente adaptado.

Em outubro de 2022, a BYD e o governo da Bahia assinaram um memorando de entendimento para um investimento de R$ 3 bilhões.