Cultura

Secretário diz que 200 anos da Independência da Bahia deixará 'legado além das comemorações'

Bruno Monteiro revela conversa com o Google para digitalizar documentos históricos

Portal Salvador FM
Portal Salvador FM

O secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro, prevê uma celebração aos 200 anos da Independência da Bahia muito além da tradicional solenidade do 2 de Julho. Segundo o titular da pasta, o objetivo é valorizar a história e deixar um legado educacional para a atual e futuras gerações. 

"Além da comemoração que nós teremos a partir de junho, com os eventos nas cidades simbólicas e todo interior do estado, temos também uma preocupação do ponto de vista do legado. Estamos estudando o que de concreto vai ficar além da comemoração, sobretudo, para o sitema de educação. Trabalhar a questão da história da independência do Brasil na Bahia como algo de formação e livros que deixem materiais permanentes para a população", frisou Bruno.

O secretário revelou ainda que está em conversa avançada com o Google para digitalizar e tornar acessível o acervo de documentos relacionados à histórtia local. "Uma série de acões para que essa data seja celebrada e deixe um legado, que é muito importante para história do nosso estado", pontuou.