Sustentabilidade

Margareth Menezes diz que Festa de Iemanjá também é de consciência e 'cuidado com a natureza'

Ministra da Cultura esteve presente nas celebrações em homenagem a Iemanjá, neste domingo (2), no bairro do Rio Vermelho

Margareth Menezes diz que Festa de Iemanjá também é de consciência e 'cuidado com a natureza'
Foto: Reprodução/Instagram @mariamariguella

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, marcou presença nas celebrações em homenagem a Iemanjá, a Rainha das Águas, que acontecem neste domingo (2), no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. Na ocasião, em entrevista à imprensa, a titular da pasta no governo Lula afirmou que o evento também representa consciência e cuidado com a natureza.

A cantora, claro, ainda reforçou o caráter religioso da festa, destacando a importância de preservar a ação. “Para mim é imperdível, faz parte da minha história de soteropolitana, de baiana e também do axé. A gente precisa preservar essa ação tão bonita de fazer uma reverência à força das águas, a mãe Iemanjá, uma coisa trazida para nós pelos nossos ancestrais. E salvador ter esse privilégio, e ter nesse lugar aqui encantado, no Rio Vermelho, essa saudação e trazer gente não só da Bahia, já do mundo inteiro que vem para cá”, iniciou.

“Então cuidar bem e a gente aproveitar também e dizer: coloquem em presentes biodegradáveis, é importante a gente começar a ter essa consciência, cuidar do mar, cuidar da natureza. Eu tenho dito o seguinte, enquanto alguns lugares já estão no fim do mundo, nós estamos aí na possibilidade de reverter isso. Eu acho que é uma grande força a todos nós, seres humanos, fazer essa grande corrente. Pra salvar principalmente a humanidade”, completou.

Margareth Menezes revela pedido a Iemanjá

Questionada sobre o que pediu à Rainha das Águas, Margareth contou que o desejo dela, foi a de um melhor ano para o Brasil. A ministra salientou a busca pela melhora nas condições no âmbito da Cultura nacional.

“A gente sempre pede um bom ano pra nós, que a gente consiga aí melhorar […] a nossa intenção é melhorar as condições e, no âmbito da Cultura, nós estamos buscando fazer um trabalho inclusivo, incluindo todo o Brasil, olhando o Brasil como um todo. Estamos buscando fazer um bom trabalho”, afirmou.

Ministra confirma presença no Carnaval de Salvador

Na última quinta-feira (30), em agenda no Centro de Convenções de Salvador, a ministra revelou, em tom de mistério, que irá se apresentar no Carnaval deste ano, em conciliação com os compromissos da pasta.

“Eu tenho buscado me equilibrar nessa missão que eu recebi do presidente Lula, mas também não posso deixar a minha carreira e não fazer prestigiar e fortalecer nesses momentos pontuais e importantes. São 40 anos da música baiana, 40 anos dessa geração, e eu vejo isso como um movimento de geração mesmo. Eu vou fazer no dia 15 [de fevereiro] um show. Convidei Ivete Sangalo, Daniela [Mercury] e tem mais um elemento surpresa. Mas isso é coisa artística, que eu não posso deixar de participar desse momento tão importante, esses 40 anos da música baiana. E farei também, durante o carnaval, algumas apresentações, mas não posso dar spoiler”, afirmou.