Cultura

Jussara Silveira faz espetáculo literário e musical sobre Clarice Lispector

Outra Hora da Estrela reconta a história de Macabéa, migrante nordestina em luta pela sobrevivência na cidade grande

NULL
NULL

A CAIXA Cultural Salvador apresenta o espetáculo inédito Outra Hora da Estrela, interpretado pela cantora Jussara Silveira, que faz uma aliança entre literatura e canção numa livre adaptação idealizada e dirigida pelo poeta Eucanaã Ferraz da mais conhecida obra de Clarice Lispector: A Hora da Estrela (1977). O público baiano poderá conferir o espetáculo às 20h (de quinta-feira a sábado) e domingo em dois horários às 17h e 19h.

Outra Hora da Estrela reconta a história de Macabéa, migrante nordestina em luta pela sobrevivência na cidade grande e, a um só tempo, o drama de seu narrador – máscara ficcional de Clarice –, em conflito com a escrita para conseguir retratar um personagem distante de sua realidade socioeconômica. Misturam-se a dor, o humor e as reviravoltas, como na relação entre Macabéa e seu namorado, o operário Olímpico, nordestino como ela, rude e vaidoso, que a abandona para ficar com Glória, carioca, sensual e confiante.

Durante o espetáculo, revezam-se a voz do narrador – em trechos escolhidos do livro – e canções brasileiras que ajudam a recontar a história e criar a atmosfera “clariceana”. O roteiro reúne canções de épocas e estilos diversos, entre elas, composições de Caetano Veloso, Ary Barroso, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Arnaldo Antunes, Elomar e Gilberto Gil.

Serviço:  CAIXA Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro). De quinta (24) a sábado (26), das 20h; e domingo (27), às 17h e 19h. Ingresso: R$ 8/R$ 4. Venda: na bilheteria do local.