Este ano, a Festa Literária de Cachoeira (Flica), que acontece em outubro, completa cinco anos. Para marcar a edição 2015, a organização do evento realiza na Caixa Cultural Salvador, na Avenida Carlos Gomes, uma prévia do evento, nos dias 18 e 19.
A programação especial contará com mesas literárias compostas pelos autores Cristóvão Tezza, Ronaldo Correia de Brito, Sônia Rodrigues, Victor Mascarenhas, Fabrício Carpinejar, Miriam de Sales, Ana Maria Gonçalves, Daniel Thame e Laurentino Gomes.
A abertura acontece no dia 18, às 18h, com a temática A Tradução da Dor e do Imaginário, mediada pelo escritor pernambucano Cristiano Ramos e com os autores Cristóvão Tezza e Ronaldo Correia de Brito. Já no dia 19 serão quatro mesas, a partir das 9h.
Uma delas é Os Fatos e as Impressões, que reúne o escritor Laurentino Gomes – autor da trilogia 1808, 1822 e 1889 – e o historiador Aurélio Schommer, curador da Flica. Ambos compartilham ainda experiências jornalísticas, das quais emprestam a linguagem objetiva com viés literário.
A pré-Flica também conta com uma programação musical, nos dois dias, sempre a partir das 20h. No primeiro dia, tem voz e violão com Ana Mametto e Yacoce Simões, mesclando raiz tradicional da cultura popular ao universo pop.
No segundo, é a vez do cantor e compositor Alexandre Leão se apresentar. Em paralelo à programação, acontece a Fliquinha, voltada para o público infantil. Entre os convidados estão Nairzinha, Sálua Chequer, Enéas Guerra, Ciça Fittipaldi, Adailton Nunes e Maviael Mello com o grupo Currupio. Todas as atividades são gratuitas. A Flica 2015 acontece entre 14 e 18 de outubro, na cidade de Cachoeira.
Foto: Reprodução / Correio*