Encerra neste sábado (26), a 43ª Expo Internacional de Turismo 2015 (Abav) que acontece em São Paulo. Um misto de Carnaval baiano com a festa da Lavagem do Bonfim tomou conta do evento no início da noite desta última quinta-feira (24). Baianas tipicamente trajadas com potes de água de cheiro iam à frente do cortejo seguido pelo Rixô Elétrico de Fred Menendez e a Banda Didá.
As ruas da Abav, uma das maiores feiras de turismo do mundo, se transformaram. O clima era de dia de folia em pleno Carnaval da Bahia, proporcionado pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Bahiatursa): “Eu amo a Bahia. Fico fascinada com a alegria contagiante do povo daquela terra”, disse Maria Auxiliadora Ribeiro, agente de viagens de Santa Catarina. Segundo ela, que achou a Abav mais cheia e animada este ano, a ação da Bahiatursa foi uma das mais significativas ocorridas na Abav este ano.
“Durante muitos anos frequentei o Carnaval baiano, mas casei e nunca mais pude ir. Aqui, estou me sentindo de volta à Avenida”, acrescentou. A profissional de turismo disse que está se programando para seguir o cortejo todos os dias da feira. A ação acontece também hoje e amanhã, sempre no final da tarde, a partir das 18 horas.
A Bahiatursa participa da Abav em um estande de 357 metros quadrados com uma réplica da Igreja do Bonfim e acolhendo o trade baiano instalado em barracas representando as 13 zonas turísticas do estado e resgatando o clima das festas de largo: “É uma forma de mostrar para o Brasil e o mundo não somente as belezas, mas a alegria e a hospitalidade do povo baiano”, disse o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado.
(Foto: Divulgação)