A Casa do Rio Vermelho, em Salvador, terá uma programação especial para as crianças no final de semana antes do dia 12 de outubro. No sábado (10) e domingo (11), o espaço receberá contação de histórias, brincadeiras, oficinas de desenho e até mesmo distribuição de picolés. As crianças serão convidadas a entrar no universo dos livros infantis da mulher do escritor Jorge Amado, Zélia Gattai.
A casa fica na Rua Alagoinhas, 33, no bairro do Rio Vermelho e está aberta de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. O ingresso custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). Alunos e professores de escolas públicas não pagam. Pais acompanhados de crianças de até 10 anos pagam meia-entrada (um adulto por criança). Nos dias 10 e 11 de outubro, quem for ao memorial acompanhado de uma criança de até 10 anos pagará meia-entrada (um acompanhante por menor).
Confira a programação completa:
– Durante o final de semana, as crianças que estiverem na casa serão convidadas a ouvir a história do “Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”, no Lago dos Sapos, e logo em seguida participar de uma Caça à Rosa Azul, no jardim do museu.
– “Paloma conta história”: nos dias 10 e 11 de outubro, às 11h, Paloma Amado, filha dos escritores Jorge e Zélia, estará no memorial contando a história da obra de Zélia “Pipistrelo das mil cores”.
– “Colorindo Jorge e Zélia”: dias 10 e 11 de outubro, pela tarde, as crianças serão convidadas a pintar desenhos produzidos especialmente para a data pelos alunos do professor Luiz Mário, da Escola de Belas Artes da Ufba, e terão auxílio técnico com dicas desses mesmos alunos.
– “Jonas e a Sereia”, personagens do livro homônimo de Zélia Gattai, estarão na Casa nas tardes de sábado e domingo, para recepcionar as crianças e fazendo pequenas apresentações. Para essa ação, haverá a participação dos atores Laura Sarpa e Amaurih Oliveira, dirigidos pelo ator e diretor Ricardo Bittencourt.
– Distribuição de picolés: no domingo (11), os visitantes ganharão um picolé de frutas para se refrescar no jardim do memorial.
– Nos dias 10 e 11 de outubro, pela tarde, as crianças serão convidadas a participar de uma brincadeira inspirada no livro “A Bola e o Goleiro” de Jorge Amado.
Foto: Reprodução / G1 Bahia