A Lavagem da Madeleine, evento que representa um dos mais ricos intercâmbios culturais entre o Brasil e a França, entra na sua 14º edição e acontece entre os próximos dias 9 e 13 de setembro em Paris. O evento terá como atrações os cantores Carlinhos Brown, Mariene de Castro e a “the voice” Ludmillah Anjos.
Criada pelo artista santamarense que vive em Paris, Robertinho Chaves, a Lavagem de Madeleine irá comemorar mais uma vez o feito anual de levar 30 mil pessoas para as ruas da capital francesa, promovendo e valorizando a identidade cultural brasileira na Europa.
Na quarta-feira (09), uma cerimônia ecumênica abre o festival na língua francesa, portuguesa e Iorubá para a contemplação da Paz no Mundo, com a presença do Padre MC Carthy da Igreja da Madalena. O templo será aberto para receber o Pai de Santo afro-brasileiro do Candomblé, o Babalorixá Pai Pote de Santo Amaro da Purificação, promovendo em conjunto a “Benção de Todos os Santos”. Ainda haverá apresentação de um coral com vinte artistas e percussionistas brasileiros.
Nos quatro dias da Lavagem da Madeleine, acontecem inúmeras manifestações artísticas, que tornam o evento capaz de reunir brasileiros, franceses, europeus e estrangeiros de diversos países atraídos pela marca brasileira de musicalidade, alegria, comportamento pacífico, descontração e irreverência.
Inspirada na Lavagem do Bonfim, o evento, no entanto, vai além de levar o formato de uma festa brasileira para solo francês. É também destaque da sua programação o Marché Brésilien, um mercado a céu a aberto, com palco para atrações artísticas e 20 stands de turismo, cultura e gastronomia brasileira, o que faz do festival também uma vitrine para negócios e divulgação de marcas do Brasil.
A cerimônia de abertura do Marché Brésilien, no dia 11, às 15h, contará com a Prefeita do 8º Distrito de Paris, Madame Jeanne d’Hauteserre, além de autoridades brasileiras, entre elas o representante da Carteira do Comércio Exterior da Embaixada do Brasil, e patrocinadores.
Balança o chão da praça – Carlinhos Brown, Mariene de Castro e Ludmillah Anjos serão atrações da 14ª Lavagem da Madeleine em três diferentes momentos. Carlinhos Brown vai puxar o trio elétrico no dia do encerramento, domingo (13), o mais esperado do festival, quando o público percorre 4,5km, da Praça da República até a Praça de la Madeleine, com lavagem simbólica das escadarias da Igreja de Santa Madalena.
As baianas iniciam o cortejo, seguidas por grupos de batucadas, capoeiristas e de samba de roda, abrindo o percurso para o trio elétrico de Brown passar. Os “foliões”, todos vestidos de branco, cantam e dançam até chegar às escadarias da igreja. Ao final, acontece a tradicional lavagem das escadas, guiada pelo padre afro-brasileiro e pelo padre da paróquia de Madeleine, com água perfumada e flores trazidas pelas baianas.
Já Mariene de Castro será a atração da Noite de Gala Oficial do Festival, que acontece no Beluschi’s Café, dia 11, sexta-feira, às 22 horas. A cantora vai apresentar o show do CD “Colheita”, seu terceiro álbum de estúdio e quinto de carreira. O espetáculo terá participação de Grupo de Batucada e do artista Roberto Chaves, idealizador do evento.
A “the voice” Ludmillah Anjos vai comandar a noite de sábado, dia 12, no palco do Marché Brésilien. Ela fará o show de encerramento do dia, a partir das 20h15.
Festival plural – Workshops de zumba, de dança afro-brasileira, de esculturas, confeitaria e shows de inúmeros outros artistas compõem a programação da Lavagem da Madeleine, garantindo a efervescência e pluralidade do evento.
A dupla Juan & Ravena, a cantora Catia Werneck e a carioca Divina Valéria integram a grade de shows musicais. Vale lembrar que inúmeras outras apresentações acontecem em bares, restaurante e espaços públicos nos dias do festival.
Também será destaque a vernissage da exposição “Diálogos sobre Paz no Mundo”, assinada pelo escultor carioca Mazeredo e o pintor baiano Jadir Freire, que permanecerá aberta à visitação até dia 18 de setembro na Sala de Exposições da Prefeitura do 8º Distrito de Paris.
A Lavagem da Madeleine é parte integrante do calendário artístico e cultural oficial francês e conta com o apoio da Prefeitura de Paris e da Igreja da Madeleine.
Foto: Reprodução/AratuOnline