Luto no cinema brasileiro

Cacá Diegues, diretor de 'Tieta do Agreste', morre no Rio aos 84 anos

Um dos cineastas mais conhecidos do país, Cacá Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo

Cacá Diegues, diretor de 'Tieta do Agreste', morre no Rio aos 84 anos
Foto: Divulgação/Assessoria

O cineasta Cacá Diegues morreu na madrugada desta sexta-feira (14) no Rio de Janeiro. Ele tinha 84 anos e teve complicações em uma cirurgia. De acordo com o G1, não foi informado em que hospital ele estava nem a que procedimento havia se submetido. Ainda não há informações sobre velório e enterro.

Cacá Diegues era pai de quatro filhos, sendo dois deles do casamento com a cantora Nara Leão. Ele era casado, desde 1981, com a produtora de cinema Renata Almeida Magalhães. Ele deixa três netos.

Carlos José Fontes Diegues nasceu em Maceió no dia 19 de maio de 1940. Ele se mudou para o Rio com 6 anos de idade. Cacá Diegues foi um dos fundadores do Cinema Novo ao lado de, entre outros nomes, do baiano Glauber Rocha.

Ao longo da carreira de cineasta, Diegues fez mais de 20 filmes de longa-metragem. Entre os mais premiados estão “Xica da Silva” (1976), “Bye bye Brasil” (1980), “Veja esta canção” (1994), “Tieta do Agreste” (1995) e “Deus é brasileiro” (2003).

Em 2018, ele foi eleito como ocupante da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele herdou o lugar deixado pelo também cineasta Nelson Pereira dos Santos.