Vivemos na Era Digital, também conhecida como a Era da Informação, onde a tecnologia evolui rapidamente. A comunicação e a informação estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia, com destaque para o uso das redes sociais, inteligência artificial e outras inovações.
Se você tem um negócio, estar nas redes sociais não é apenas uma escolha — é uma necessidade estratégica para o crescimento e visibilidade. Engana-se quem acha que a rede social é somente o Instagram. Existem tantas opções disponíveis: Facebook, Twitter, TikTok, LinkedIn e YouTube, será que você está investindo seu tempo e energia na plataforma certa?
Não basta escolher uma rede social e começar a produzir conteúdo. Você precisa, antes de tudo conhecer seu público-alvo e ser estratégico. Antes de sair por aí criando perfis em todas as redes, pergunte-se:
- Qual é a faixa etária do meu público?
- O que eles buscam nas redes?
- Meu perfil será de: entretenimento, informação ou conexão profissional?
- Quais são os hábitos digitais deles?
Se o seu público é jovem, provavelmente o TikTok será uma ótima escolha, por ser uma rede voltada para vídeos. O segredo é estar onde o seu público já está, em vez de tentar convencê-lo a ir até você.
Escolhendo a Rede Social
Instagram
É perfeito para mostrar seus produtos e serviços. Com ferramentas como Stories, Reels e a loja integrada, você pode aumentar o engajamento e até realizar vendas diretamente na plataforma.
TikTok
É a rede dos mais criativos! Ideal para marcas que querem se conectar com um público jovem, dinâmico divertido e autêntico. Use as trends, músicas populares e desafios para engajar seu público.
Facebook
Ele não morreu! É um clássico, se podemos dizer assim.
Ainda é muito relevante, especialmente para alcançar públicos mais velhos ou comunidades locais. Você pode usar os grupos e páginas para aumentar o engajamento.
WhatsApp
Com o WhatsApp Business você tem muitas ferramentas uteis. Dá para organizar seus contatos, criar catálogos de produtos e oferecer um atendimento rápido e personalizado. Lembre-se de utilizar ferramentas de automações para responder o cliente de uma maneira mais rápida.
LinkedIn
Se o seu foco é fazer negócios, o famoso B2B (negócios entre empresas), consultorias ou recrutamento, é a rede certa.
YouTube
Perfeito para quem quer se aprofundar no conteúdo, seja por meio de tutoriais, palestras ou histórias, é usada para conteúdos mais longos. É uma excelente plataforma para construir confiança e autoridade.
Você não precisa estar em todas as redes sociais ao mesmo tempo. Seja estratégico! Se você for uma equipe pequena, o gerenciamento de mais de uma rede pode ser exaustivo e não trazer os resultados desejados.
Nas redes sociais, não existe receita de bolo, a ideia é sempre testar e ajustar, afinal o comportamento dos usuários muda constantemente. É importante acompanhar os resultados, analisar os dados (as famosas métricas) e acompanhe as tendências.
*Letícia Teles é graduada em Comunicação com ênfase em Jornalismo com mais de 10 anos de experiência. Desempenhou o papel de social media em agências focadas nos nichos de hotelaria e marketing médico, além de ter participado de campanhas políticas, onde foi responsável pelo planejamento de conteúdo estratégico. Atualmente é estrategista de marketing do PSNotícias.