'Cacau caiu'

VÍDEOS: Chuvas causam transtornos na RMS e adiam abertura de evento em Salvador

Chuvas chegaram a Salvador e na RMS na tarde deste sábado (7), após uma manhã de sol

Chuvas causam transtornos na RMS e adiam abertura de evento em Salvador
Foto: Montagem | Reprodução

As fortes chuvas que chegaram na tarde deste sábado (7), em Salvador e na Região Metropolitana (RMS), estão causaram transtornos a motoristas e pedestres em diversos pontos. O clima é diferente do que vinha do registrado na parte da manhã, onde o sol predominou.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o clima para hoje é de muitas nuvens com possibilidade de chuvas isoladas e as temperaturas chegando aos 32ºC. O acumulado médio de chuva esperado, de acordo com o Climatempo, é de 5,4 mm.

Em Lauro de Freitas, na RMS, diversas ruas e avenidas ficaram alagadas. Uma delas foi a Avenida Luiz Tarquínio, uma das principais da cidade. Alguns motoristas que se arriscaram em meio as enchentes encararam água na altura dos faróis dos carros. “Estamos ilhados. Não dá pra sair”, detalhou um leitor à nossa equipe.

Outro local em Lauro de Freitas onde foram registrados problemas foi a Rua Caminho das Árvores, com carros grandes e pequenos se arriscando em meio ao alagamento.

Chuvas em Salvador

Na capital baiana, um dos efeitos causados pela chuva foi o adiamento da abertura oficial do “Natal de Salvador”, no Centro Histórico, que estava prevista para este sábado (7). Devido às precipitações, o evento foi remarcado para a próxima segunda-feira (9), a partir das 17h, no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a mudança no clima ocorreu devido a atuação de um cavado, fenômeno que já era esperado na cidade trazendo chuvas fracas, mas que se intensificou de forma abrupta, acumulando volumes significativos em apenas uma hora.

Os pontos de destaque foram: Águas Claras (39,2mm), Cassange (38,6mm), Boca da Mata (38,4mm), Cajazeiras XI (35,6 mm), Irma Dulce (37,6mm)e Mangabeira (37,4mm).

O sistema já perdeu força e intensidade, nas próximas horas será possível observar a redução das chuvas e diminuição da nebulosidade. Ainda segundo o órgão, da 0h até às 16h30 de hoje, foram cinco solicitações feitas pelos moradores da capital baiana devido às chuvas: duas por deslizamentos de terra e ameaça de desabamento, cada, e mais um por ameaça de deslizamento.

Para este domingo (8), a previsão é de sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite o tempo fica firme. As temperaturas variam de 25ºC a 31ºC e o acumulado médio deve ser de pouco mais de 5 mm.