Segurança pública

Esquema de segurança para o Carnaval conta com 37 mil policiais e 1.500 câmeras de reconhecimento facial

O esquema especial foi apresentado nesta terça-feira (18), no auditório do Centro de Cultura da Bahia

Imagens: Rafael Rodrigues/ Ascom SSP
Imagens: Rafael Rodrigues/ Ascom SSP

Nesta terça-feira (18), foi apresentado o esquema especial de segurança para o Carnaval 2025 pela Secretaria de Segurança pública. No total serão 37 mil policiais e bombeiros, além de 1.500 câmeras de videomonitoramento e Reconhecimento Facial, em 113 cidades da Bahia. A equipe apresentou o esquema especial em coletiva com a imprensa, no auditório do Centro de Cultura da Bahia.

Durante coletiva, o secretário de segurança pública, Marcelo Werner, explicou:

“Serão 37 mil policiais e bombeiros à disposição da população para garantir o carnaval, a segurança do Carnaval, não só da capital, mas dos 113 municípios do interior do estado que terá um carnaval antecipado concomitante ou posterior”.

Cerca de 1.500 câmeras inteligentes, equipadas com Sistema de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares, estarão em pontos estratégicos da folia:

“O número recorde de câmeras instaladas nos diversos circuitos, não só na capital, mas também no interior, 1500 câmeras que estarão à disposição, algumas dessas câmeras nos portais, outras ao longo dos circuitos, essas câmeras além do reconhecimento facial, farão novamente, pelo segundo ano consecutivo, a contagem de público, essa que é uma informação tão importante para a gente para balizar a segurança pública, acima de tudo o bem estar daquele folião ou foliã que fica em um local muito concentrado”.

Neste ano, terão algumas novidades, como o aumento dos portais , disque denúncias e acréscimo de mais uma aeronave do Corpo de Bombeiro.

“Serão 47 portais fazendo as revistas tão importantes pela Polícia Militar, evitando que itens proibidos ou perfurocortantes ingressem no nosso circuito e consequentemente causem lesão ou sejam usados para o cometimento de crimes. Temos também o disque denúncia (181), funcionando 24 horas por dia, essa que é a ferramenta tão importante do cidadão que ele pode denunciar qualquer tipo de crime ou situação que esteja acontecendo dentro do circuito ou fora dele”, ressalta o secretário.

Além disso, Werner também destacou para esse ano, o acréscimo de mais uma aeronave do Corpo de Bombeiro Militar.

“Estará ajudando também no patrulhamento, a perícia estará com mais postos também localizados para facilitar no atendimento de qualquer ocorrência, inclusive, algum folião ou foliã que seja vítima e destacar ações de inteligência com investigações, inovações, policiais infiltrados, tudo isso faz com que tenhamos a maior operação de Carnaval de todos os tempos”.

Centro Integrado

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) permanecerá ativado nos dias da festa, com 48 órgãos estaduais, federais, municipais e empresas privadas de prestação de serviço trabalhando em parceria. Além disso, duas unidades do CICC Móvel estarão empregadas no Carnaval de Barreiras, na Região Oeste, e em Porto Seguro, no Extremo Sul.

“O Carnaval é um grande evento e tem que mobilizar todos, não só os meios de comunicação, não só os foliões, mas todos que estão ativamente trabalhando no dia a dia do circuito, por isso que o CICC é instalado e fica funcionando de forma ininterrupta desde as formas que antecedem o Carnaval”, destacou Werner.

SPREV

Situados nos principais circuitos da folia, os PIPREVs contarão com profissionais da SSP, Sepromi, Seades, SJDH e Defensoria Pública.

Além disso, entre as ações desenvolvidas no espaço, estão o acolhimento de vítimas, o encaminhamento para atendimento em unidades especializadas, a conscientização e a distribuição de informativos, com o objetivo de promover a cultura da paz.

Por fim, o Projeto Prevenir é Agir – Venha na Paz, iniciado pela SSP, contará com apoio de diversos artistas ligados à festa.

VEJA VÍDEO:

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.