A tradicional “Sexta-feira da Gratidão”, realizada na Igreja do Senhor do Bonfim, em Salvador, iniciou às 5h e atraiu uma multidão à Colina Sagrada. O evento religioso acontece na última sexta do ano.
Padre Edson Menezes, reitor da basílica, conduziu a primeira das treze missas programadas para o dia do lado de fora, reunindo milhares de baianos e turistas que expressam sua fé de diversas maneiras.
Tem quem vá agradecer pelas conquistas alcançadas durante o ano, outros que vão renovar os votos para o que vai começar. Segundo Padre Edson, a tradição, que completa 16 anos em 2024, surgiu a partir de um hábito natural dos baianos.
“É uma manifestação muito antiga, eu apenas confirmei e dei um nome, porque percebi que esse é o desejo das pessoas na última sexta-feira do ano, agradecer ao Senhor do Bonfim”, afirma.
Ao todo, mais de 100 mil fiéis devem passar pela Igreja do Bonfim, para demonstrar a fé de diversas maneiras. Com intervalo de hora em hora, as missas seguem até às 18h, no endereço de referência de fé dos baianos, a Igreja do Bonfim, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.