A Vigilância Sanitária de Salvador (Visa), está promovendo uma série de ações de inspeção e educação nas feiras e mercados da cidade que comercializam produtos típicos da Semana Santa. Na manhã da terça-feira (8), as equipes da Visa estiveram na Feira do Núcleo de Abastecimento, Comércio e Serviço (Nacs), na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã.
Os permissionários que comercializam peixes, camarão seco, leite de coco, azeite de dendê, amendoim, castanha, quiabo e chocolates receberam diversas orientações da Visa. Por fazer parte de pratos típicos da culinária baiana, esses produtos são predominantemente consumidos não somente neste período, mas ao longo de todo o ano.
Com 45 anos de profissão, Samuel Machado, dono de uma peixaria da região, ressaltou que é muito bom ter a Vigilância Sanitária por perto. “Isso faz com que a gente preste um melhor serviço e isso é fundamental, pois esse é o nosso sustento. Então, quanto melhor o serviço, maior é a aprovação dos nossos clientes”, disse Machado.
Ação educativa
A ação da Vigilância é principalmente educativa, tanto para os comerciantes, com orientação para que eles consigam fornecer o alimento de forma higiênica e segura, como também para o consumidor, para que ele saiba reconhecer o alimento fresco e em boas condições de armazenamento e conservação.
A turista de Minas Gerais, Luzia Coelho, de 74 anos, estava na feira em busca de insumos típicos baianos para levar para a terra natal e aprovou o trabalho realizado pelos agentes de vigilância.
“Eu adorei esse trabalho. Sabemos a importância que tem a Vigilância Sanitária na fiscalização do comércio de alimentos, principalmente os mais perecíveis, como o peixe, e ações como essa nos dão mais segurança. Tá de parabéns a Prefeitura de Salvador”, falou Coelho.
Durante a fiscalização, o órgão realizou ainda a distribuição de uma cartilha com orientações para comerciantes e consumidores, e efetuou a correção das irregularidades encontradas no local, apontando aspectos que não estavam de acordo com as normas de vigilância. Outros pontos também observados foram as condições dos produtos e das embalagens, além dos processos e procedimentos de manipulação.
A diretora de Vigilância Sanitária, Andrea Salvador, ressalta que as ações possuem como principal foco garantir a saúde da população e auxiliar os comerciantes na prestação de um bom serviço com condições de higiene sanitária adequadas.
“Nesse período o fluxo de clientes costuma aumentar, então as ações acontecem para que os comerciantes consigam oferecer produtos de qualidade, bem armazenados e em um ambiente limpo”, contou Andrea.
Próximas ações
Nos próximos dias as visitas se estendem pela cidade. Nesta quarta-feira (9) é a vez Mercado do Rio Vermelho e, no dia 15, a Visa estará no Mercado Popular de Água de Meninos (Mercado do Peixe). No dia 19 de março, a ação foi realizada nos mercados de Periperi e Paripe.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.