Saúde

Sedentarismo pode comprometer a saúde dos joelhos, apontam especialistas

Dores e inflamações frequentes estão entre alguns dos principais prejuízos causados pelo sedentarismo

joelhos
Foto: Freepik

Os impactos de um estilo de vida sedentário são cada vez mais comuns no dia a dia das pessoas, devido ao ritmo acelerado muitas vezes imposto pela rotina de estudos e trabalho. Prejudicial ao funcionamento do corpo como um todo, o sedentarismo representa um risco silencioso para os joelhos ao afetar diretamente sua mobilidade.

Segundo especialistas, a falta de atividade física leva ao enfraquecimento dos músculos que sustentam os joelhos, além de favorecer o ganho de peso e o surgimento de problemas como a osteoartrite.

Principais prejuízos do sedentarismo aos joelhos:

  • Dores e inflamações frequentes;
  • Enfraquecimento muscular e instabilidade articular;
  • Desgaste precoce da cartilagem (artrose);
  • Aumento do risco de lesões ao retomar atividades físicas;
  • Perda de qualidade de vida.

“Os joelhos são estruturas que sofrem muito com a inatividade, já que ela compromete a lubrificação natural da articulação, aumenta o risco de inflamações e acelera o desgaste da cartilagem”, afirma o ortopedista Marcelo Midlej Reis, especialista em cirurgia nos joelhos.

O impacto é ainda mais significativo quando associado ao excesso de peso: para cada quilo extra, estima-se que os joelhos suportem até quatro vezes mais carga durante movimentos simples, como subir escadas ou caminhar. O resultado podem ser dores constantes, rigidez, dificuldade para se locomover e até necessidade de cirurgia, em casos mais graves.

Mudança de hábitos

A boa notícia é que é possível prevenir: incluir atividades físicas leves e regulares na rotina, como caminhadas, natação, pilates ou bicicleta, é fundamental para isso. Alongamentos, pausas para se movimentar ao longo do dia e o controle do peso corporal também são atitudes simples que fazem toda a diferença.

O ortopedista aponta que o mês de abril, considerado o mês da saúde, pode ser um ótimo incentivo para adquirir novos hábitos.

“Aproveitar o Mês da Saúde para repensar o estilo de vida é um passo importante, pois se movimentar mais e cuidar das articulações ajuda não só os joelhos mas também o corpo como um todo”, reforça Reis.

>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.