Na abertura do ano letivo da rede estadual de ensino, nesta segunda-feira (10), a secretária da Educação, Rowenna Brito, falou sobre a restrição do uso dos aparelhos celulares nas salas de aula. Em conversa com a imprensa, a titular da pasta indicou que a tecnologia será aliada no planejamento pedagógico estadual.
“Os professores vão precisar tomar mão de várias estratégias pedagógicas, uma delas é utilizando o celular”, disse em Conceição de Jacuípe, durante a inauguração do 76º Colégio Estadual de Tempo Integral. Em tempo, Rowenna Brito frisou que o uso será orientado, inclusive, com apoio de familiares.
A secretaria também antecipou que o governador Jerônimo Rodrigues irá anunciar um programa voltado para a saúde mental dos estudantes.
“Nesse momento, quando for tirar o celular dos estudantes, muitos deles vão sentir abstinência, vão precisar de cuidado, um acompanhamento diferente, porque eles estavam vivenciando muito o equipamento. O tempo de tela impacta na vida, na qualidade e na saúde do estudante”, analisou, informando que o anúncio será feito no podcast do governador.
A Lei nº 15.100/2025, que restringe o uso de celulares nas escolas, está em vigor desde o início do mês. O Ministério da Educação (MEC) aponta que cabe a cada uma das redes de ensino e escolas, públicas e privadas, definirem suas próprias estratégias de implementação.