Derrota do PT

Sebastião Melo é reeleito prefeito de Porto Alegre

Reprodução/RBS TV
Reprodução/RBS TV

Sebastião Melo (MDB) foi eleito à prefeitura de Porto Alegre, neste domingo (27), com 61,55% dos votos válidos. O candidato superou sua oponente, Maria do Rosário (PT) que ficou com 38,46% dos votos. O número de abstenções chegou a 380.407, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral.

“Serei prefeito de todos os porto-alegrenses”, disse, logo após ter o resultado confirmado pelo TSE, por volta das 18h30.

Quem é Sebastião Melo

Sebastião de Araújo Melo, de 66 anos, nasceu em Piracanjuba, no interior de Goiás. No final dos anos 1970, mudou-se para Porto Alegre, onde deu início à sua trajetória profissional como balconista e carregador de verduras. Casado e formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), é filiado ao MDB desde 1981 e, atualmente, ocupa o cargo de prefeito de Porto Alegre.

Sua entrada na política municipal foi marcada por persistência: após quatro tentativas, elegeu-se vereador em 2000, sendo reeleito duas vezes e chegando à presidência da Câmara em seu terceiro mandato. Em 2012, Melo foi eleito vice-prefeito na chapa de José Fortunati (PDT).

Quatro anos depois, em 2016, candidatou-se à prefeitura com uma ampla coligação de 14 partidos, mas foi derrotado no segundo turno por Nelson Marchezan Jr. (PSDB). Em 2018, conquistou uma cadeira como deputado estadual, mas renunciou ao cargo em 2020, ao vencer Manuela d’Ávila (PCdoB) no segundo turno e assumir a prefeitura da capital gaúcha.