Após o reaparecimento de uma cratera na Avenida Paulo VI, no bairro da Pituba, os ônibus seguem impedidos de circularem na via exclusiva, na manhã desta segunda-feira (17), em Salvador. Pela quarta vez, os comerciantes locais sentem-se prejudicados. Para Sandro da Hora, comerciante há mais de 20 anos, a situação na avenida parece uma “novela” sem fim.
Em conversa com o Portal Salvador FM, Sandro relatou que com a diminuição da circulação das pessoas, em virtude da proibição dos ônibus na via, as vendas decaem muito e prejudica toda a população. “Dependemos da circulação de pessoas. Essa novela precisa acabar, porque o movimento caiu, mas as dívidas continuam”, disse o comerciante.
Em nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) pontuou que o serviço de reparo em uma linha que transporta esgoto bombeado foi concluído na tarde de ontem (16), e que técnicos constataram que a situação está sendo causada por uma interferência da rede de drenagem pluvial nessa tubulação de esgoto. “Quando chove, causa a fuga do material que a mantém estabilizada no solo. Por isso, eles estão estudando uma forma de corrigir essa situação e evitar que essa linha venha a romper de novo”, disse a empresa.
A Emabsa informou ainda que os técnicos voltaram ao local nesta manhã e pediram à Transalvador para interditar, pois estão reabrindo o local para coletar informações para estudo visando projeto de remanejamento da tubulação.
Já a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), confirmou que os ônibus estão impedidos de circular na via exclusiva, mas ressaltou que aguarda a liberação dos órgãos de manutenção asfáltica para que a volte a operar.
Em nota, a equipe respondeu que: “Por conta da manutenção de um buraco na faixa exclusiva para ônibus na avenida Paulo VI, as linhas que passam pelo local com destino à praça Nossa Senhora da Luz terão seu itinerário modificado. As linhas deverão acessar a Rua do Jaracatiá, Rua Aristides Fraga Lima, Avenida Professor Magalhães Neto, Rua Fernando de Menezes Góes, Rua Amazonas (em frente ao Habib´s), Praça Marconi e, a partir daí, seguem seus itinerários normais. O ponto de parada de embarque e desembarque foi transferido provisoriamente para a Rua Aristides Fraga, em frente à Drogaria Pague Menos. Agentes de trânsito e transporte e prepostos das empresas de ônibus estarão pela região para orientar os usuários até que o tráfego seja normalizado”, escreveu a Transalvador.
Com informações de Paulinho FP.