O presidente Lula (PT) realizou novos exames médicos nesta terça-feira (31), em Brasília, para acompanhar sua recuperação após a drenagem de um hematoma na cabeça, ocorrida três semanas atrás. A lesão foi consequência de uma queda sofrida por Lula em outubro, no banheiro de casa.
De acordo com o boletim médico (veja ao final do texto), os exames de imagem realizados no Hospital Sírio-Libanês, na capital federal, apontaram melhora no quadro do presidente.
“A tomografia mostra importante reabsorção da coleção subdural, apresentando melhora progressiva condizente com o ótimo estado do Presidente. [Lula] segue sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio”, diz o boletim.
Em 9 de dezembro, Lula foi transferido de Brasília para São Paulo e internado às pressas devido a dores de cabeça causadas por um novo sangramento interno. A condição exigiu uma cirurgia para drenar o hematoma. Posteriormente, no dia 12 de dezembro, ele passou por um segundo procedimento preventivo para evitar novos episódios de sangramento.
No dia seguinte à segunda intervenção, Lula deixou a UTI e chegou a divulgar vídeos caminhando pelo hospital. Ele recebeu alta médica em 15 de dezembro, quando participou da coletiva de imprensa dos médicos para comentar sua recuperação.
O presidente Lula permaneceu na capital paulista até 19 de dezembro, quando, após novos exames e liberação médica, retornou a Brasília. Desde então, tem mantido agenda reduzida e segue monitorado pela equipe médica.