Se tem uma época do ano que movimenta o mercado, sem dúvidas, é o final de ano. Black Friday, confraternizações, natal – a cidade já começa a pulsar diferente – isso significa que você tem a chance perfeita para o seu negócio disparar nas vendas.
A pergunta de um milhão de reais é: como se destacar com tantas promoções e ofertas pipocando nas redes? Preparamos algumas estratégias (confira abaixo):
1. Descontos
Depois de selecionar os produtos que vão ter destaque, você precisa pensar nas promoções. E aqui vai um alerta, nada de criar promoções frias. Ao invés de simplesmente dar um desconto, que tal criar pacotes especiais? “Compre 2 e ganhe 15%, compre 3 e ganhe 20%”.
Dica de Ação: Crie combos temáticos para a Black Friday, como um “Kit de Verão” para quem quer aproveitar as praias. Lembre-se: quanto mais personalizado, melhor! Afinal, ninguém quer só uma promoção — quer um produto que faça sentido.
2. O cliente não pode ficar no vácuo – atenda rapidamente
Quando o assunto é comprar online, buscamos praticidade e agilidade. Seja no WhatsApp Business ou no Instagram, é possível configurar uma mensagem automática ou, se preferir, contratar um chatbot (Botpress, Manychat). O chatbot pode simplificar as suas interações.
Dica de Ação: Monte respostas automáticas com uma saudação animada e já passe as promoções que estão ativas. “Oi, que bom ter você aqui na nossa Black Friday! Temos o produto X em promoção.”
3. Ofereça condições de pagamentos e frete promocional
A vontade de comprar é certa! Aposte em condições que facilitem a compra e aumentem o ticket médio, como parcelamentos sem juros e frete grátis para algumas regiões da cidade. Acredite, isso faz diferença, na hora da decisão.
Dica de Ação: Defina um valor mínimo para frete grátis em Salvador, que contemple principalmente os bairros mais distantes. Outra boa opção, é dar um brinde para quem optar pelo pagamento à vista.
4. Utilize as redes sociais à seu favor
Que tal usar as redes sociais para mostrar o “esquenta” da Black Friday? Explique sobre os produtos, como irá funcionar sua promoção, mostre sua equipe se preparando, mostre os benefícios que o cliente vai ter. Além disso, invista em anúncios. Apostar em tráfego pago faz seu produto chegar a mais pessoas. Use o Facebook e o Instagram Ads para criar campanhas localizadas, priorizando bairros ou regiões onde você quer fortalecer o alcance.
Dica de Ação: Use e abuse do Stories, dos Reels no Instagram, faça vídeos curtos, mostre pessoas utilizando. No mais, é só lembrar: você precisa ser estratégico. Mais do que vender, você cria uma necessidade e oferece uma solução para o seu cliente.
*Letícia Teles é graduada em Comunicação com ênfase em Jornalismo com mais de 10 anos de experiência. Desempenhou o papel de social media em agências focadas nos nichos de hotelaria e marketing médico, além de ter participado de campanhas políticas, onde foi responsável pelo planejamento de conteúdo estratégico. Atualmente é estrategista de marketing do PSNotícias.