O que esperar da Declaração do Imposto de Renda em 2025?

A Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda já está na ativa para entrega. Neste ano, espera-se que algumas mudanças potenciais possam focar em melhorias e ajustes que tornem o processo mais eficiente e justo. Uma delas, que não chega a ser uma mudança, é o uso da tecnologia, que a cada ano visa simplificar o processo de declaração, tornando-o mais acessível e fácil.

A adoção de ferramentas digitais aprimoradas oferecem suporte adicional aos contribuintes em seu uso. Alinhado ao movimento de simplificação da declaração, o cruzamento de dados pela Receita Federal tem sido mais intenso, fazendo com que a revisão nas regras de dedução, como gastos com saúde e educação, seja imprescindível para garantir que os contribuintes se beneficiem de maneira justa.

Um ponto de atenção diz respeito à legislação para as deduções com contribuições para a previdência e dependentes. Além disso, com o intuito de ajustar a carga tributária alinhada à faixa de isenção, destaco atenção aos rendimentos tributários que aumentaram para a declaração de 2025. Neste ano, também se espera uma maior assertividade por parte dos contribuintes no intuito de poder escolher a declaração mais vantajosa – se a simplificada ou completa.

O uso da declaração pré-preenchida é extremamente esperada com uma expectativa de aumento com relação ao ano anterior, no qual o contribuinte poderá com a senha do gov.br, no nível prata ou ouro, importar para sua declaração os dados que já constam na base de dados da Receita Federal do Brasil para conferências, ajustes e envio.

O brasileiro está mais atento acerca da necessidade de declarar todos os bens e direitos, como imóveis, veículos e investimentos, para que o alinhamento patrimonial possa ocorrer com as referências das receitas, despesas, dívidas e evolução do patrimônio. Espera-se que o contribuinte, se necessário, possa contar com um especialista da sua confiança, de preferência um profissional contábil, especialmente para quem possui rendimentos variados ou situações mais complexas, assim como para necessidades de obter de forma mais fácil as alterações na legislação que possam impactar na declaração, a exemplo dos ganhos de capital.

Por fim, aqueles que têm a obrigação de enviar a declaração, estão se acostumando a acompanhar o processamento da mesma, uma vez que, se isso não ocorrer, pendências poderão ser evidenciadas provocando impacto na declaração ou gerando complicações. Atenção redobrada ao dia 30 de maio de 2025, que é a data limite para entrega da declaração do Imposto de Renda. Estejam atentos ao prazo para evitar multas futuras.

*André Luis Barbosa (Dedeko) é contador, empresário, professor e vice-presidente técnico do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia