Conscientização

Monumentos terão iluminação especial em alusão à campanha Abril Azul

Campanha objetiva promover conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

monumentos
Foto: Lucas Moura/Secom PMS

O mês de abril é marcado pela campanha Abril Azul, dedicada à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com o objetivo de alertar a população sobre a importância de promover a inclusão das pessoas com autismo e combater o preconceito, diversos monumentos e equipamentos culturais de Salvador serão iluminados na cor azul, a partir desta quarta-feira (2) e durante todo o mês.

Os espaços que receberão a iluminação especial são o Monumento a Clériston Andrade (Avenida Garibaldi), Elevados do Complexo João Gilberto e estações do BRT e Prefeitura-Bairro do Distrito do Centro Histórico (Terreiro de Jesus).

A vice-prefeita e titular da Secult, Ana Paula Matos, considera que campanhas de conscientização como o Abril Azul são essenciais para construir uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

“Iluminar nossos equipamentos culturais na cor azul é um símbolo do compromisso de Salvador com a visibilidade e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Mais do que um gesto, é um chamado à reflexão e à construção de um futuro com mais empatia, acessibilidade e igualdade de oportunidades para todos”, alerta Matos.

O representante da Diretoria de Iluminação Pública, Ângelo Magalhães, ressalta a iluminação pública de equipamentos e monumentos de Salvador permite que a cidade fortaleça campanhas sociais importantes, como o Abril Azul, de forma impactante.

“A iluminação temática não apenas embeleza os espaços urbanos, mas também amplia a conscientização, promovendo visibilidade e diálogo sobre causas essenciais, como a inclusão das pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, declara Magalhães.

Abril Azul

Para a diretora de Políticas Públicas PCD da Sempre, Daiane Pina, o mês de abril é uma oportunidade de reafirmar os direitos das pessoas autistas.

“A Prefeitura de Salvador vem, através do diálogo com as organizações sociais, com as pessoas autistas, ampliando e garantindo que os direitos dessa população sejam cumpridos. Embora a gente trabalhe nessa pauta o ano todo, todos os dias, é fundamental a data específica para poder chamar a atenção sobre isso, nesse dia tão importante que é o dia 2 de abril”, reflete Pina.

>>> Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.