Campeão da Série B de 2023, o Vitória foi relembrado nas últimas rodadas desta edição da 2ª divisão do Campeonato Brasileiro, mesmo sem disputa-la. Neste domingo (26), a competição foi encerrada e quatro clubes garantiram o acesso à elite: Santos (campeão), Mirassol (2º), Sport (3º) e Ceará (4º).
Precisando vencer para garantir o acesso, o Mirassol recebeu a Chapecoense, no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, pela última rodada do campeonato. No jogo mais decisivo da temporada, brilhou a estrela de um ex-Vitória. Assim, logo aos 15 minutos da etapa inicial, o atacante Iury Castilho marcou o único gol da partida, o gol do acesso do Mirassol.
Iury fez parte do elenco do Vitória campeão da Série B de 2023. Contudo, sem sucesso no ano seguinte, o jogador deixou o Rubro-Negro Baiano em agosto de 2024 rumo ao Mirassol.
Antes dele, outros três jogadores fizeram o mesmo caminho no mercado da bola. Assim, o lateral Zeca, o volante Rodrigo Andrade e o atacante Léo Gamalho também estiveram na campanha do Mirassol no acesso à Série A e conseguiram o segundo acesso consecutivo da carreira.
Léo Condé na Série B
Além disso, o comandante do Vitória na conquista do Campeonato Brasileiro Série B, Léo Condé, também conquistou mais um acesso. Neste ano, o técnico subiu em quarto lugar no comando do Ceará. Mesmo com o título estadual de 2024 e o nacional de 2023, ele foi demitido do Vitória na 6ª rodada do Brasileirão, após não conseguir vencer nenhum dos seis jogos iniciais. Assim, Thiago Carpini assumiu o time.
Vale destacar que foi o 4º acesso da carreira de Condé como treinador. Antes dos acesos seguidos com Vitória (2023) e Ceará (2024), em 2021, ele subiu com o Novorizontino da Série C para a Série B – o que já havia feito em 2018, com o Botafogo-SP.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.