O Datafolha divulgou, neste sábado (5), uma pesquisa de intenção de votos para a eleição presidencial do ano que vem. Em eventual segundo turno entre o presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista venceria a disputa com 48%, ante 39% do aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No cenário de segundo turno entre Lula e Tarcísio, 13% dos entrevistados disseram que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos dois. Ainda houve a parcela de 1% que não soube responder.
A pesquisa Datafolha ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios entre terça (1º) e quinta-feira (3). A margem de erro é de 2% para mais ou para menos.
Outros cenários
Como o ex-presidente Jair Bolsonaro se encontra inelegível até 2030, alguns nomes do campo da direita tem sido testados nas pesquisas de intenção de voto. Além de Tarcísio de Freitas, o Datafolha quis saber do eleitorado a preferência entre Lula e nomes como Michelle Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Em um segundo turno contra Michelle Bolsonaro, Lula venceria com 50%, enquanto a ex-primeira-dama teria 38%.
Se o adversário no segundo turno fosse o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, Lula venceria com 51%, ante 34% do adversário.
Sem Lula na disputa
O instituto Datafolha também quis saber como o eleitorado votaria na hipótese de Lula não disputar a reeleição. Se o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), fosse o candidato de Lula, também venceria Tarcísio de Freitas em eventual segundo turno. O petista aparece com 43% de intenção de voto, contra 37% do governador de São Paulo.
Contra Bolsonaro, Haddad também venceria o segundo turno, mas com margem mais apertada. O petista lidera a intenção de voto com 45%, ante 41% do ex-presidente.
>>> Siga o canal do PS Notícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.