O Centro Histórico está com uma estrutura montada especialmente para os festejos juninos. No Largo do Pelourinho, há um globo estilizado de quatro metros de diâmetro em forma de arcos circulares iluminado.
Este e outros itens fazem parte do tema do São João da Bahia, realizado pelo Governo do Estado por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
Outro destaque da decoração será a cobertura com bandeirolas coloridas, um portal de entrada de 6m x7,5m, um globo terrestre de três metros, com arte de uma sanfona contornada com mangueira LED, no Cruzeiro de São Francisco. Terá também, conjunto de flores, bonecos gigantes de 3,5m tocando sanfona, triângulo e zabumba.
Arraiá de bandeirolas coloridas, com doze postes com balões de 3m x 1,6m forrados em tecido e iluminados com fitas de cetim coloridas contornarão a praça do Terreiro de Jesus. Da mesma forma, as ruas do Centro Histórico estão sendo cobertas com bandeirolas plásticas coloridas, portais de entrada de 5m x 6m com luminárias em LED, globo terrestre e balões.
No Largo do Pelourinho, postes contornarão a praça para sustentação dos cabos de aço e bandeirolas, além de arraiá de bandeirolas plásticas em verde e amarelo, globo gigante estilizado de 4m de diâmetro em forma de arcos circulares iluminado, bandeirolas gigantes coloridas, forrado em tecido.
Para reforçar a grandiosidade dos festejos juninos na Bahia com o tema deste ano, a decoração dá destaque a elementos tradicionais como balões, bandeirolas, luminárias, bonecos gigantes e também xilografias de cordel.
O São João da Bahia no Pelourinho é uma realização do Governo do Estado da Bahia por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur) e conta com o patrocínio da Caixa e Governo Federal.