A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu, nesta quarta-feira (16), pela obrigatoriedade da retenção de receita médica para venda de canetas emagrecedoras, como Ozempic, Wegovy e Saxenda.
A diretoria colegiada tomou a medida após uma reunião, seguindo uma recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM), que defendeu em carta um maior controle na prescrição desse tipo de medicamento.
Apesar de serem classificadas como tarja vermelha, as canetas emagrecedoras precisam de prescrição médica, mas são apenas mostradas ao farmacêutico, sem necessidade que o profissional fique com o documento.
Com a nova decisão, a receita para comprar o Ozempic, por exemplo, além de outras canetas, ficará retida na farmácia. O objetivo é evitar a venda indiscriminada do remédio.
A medida não é à toa. Segundo a Anvisa, cerca de 32% dos casos de efeitos adversos registrados no Brasil relacionados ao uso desses medicamentos está ligado a pacientes que não têm diabetes, que é a recomendação inicial das canetas e está prevista em bula.
Em documento conjunto publicado no ano passado, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), apontaram a importância da retenção de receita.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.