Sepultamento

Artistas, amigos e colegas de profissão prestam última homenagem a Wanda Chase

Alguns nomes como Casemiro Neto, Silvana Freire, Emerson José exaltaram a importância de Wanda como pessoa e profissional

Foto: Osvaldo Barreto/PS Notícias
Foto: Osvaldo Barreto/PS Notícias

O sepultamento da jornalista Wanda Chase aconteceu na tarde desta sexta-feira (4), no Cemitério Campo Santo, na Federação, em Salvador. Amigos e colegas de profissão, artistas e políticos prestaram as últimas homenagens.

Alguns nomes como Casemiro Neto, Silvana Freire, Emerson José, Olivia Santana exaltaram a importância de Wanda como pessoa e profissional ao se despedirem da colega. Confira:

Casemiro Neto:

‘Inesperada, triste, estou realmente devastado com essa partida repentina da minha querida amiga, colega profissional durante quase 20 anos, até mais de 20 anos que trabalhamos juntos na Rede Bahia, mas também fora da Rede Bahia tivemos participações juntos em carnavais, mas acima de tudo não é só profissional, é amizade, ela deixa uma lacuna muito grande na sociedade baiana, na imprensa, mas o coração de amigos comuns, vai fazer muita falta’, disse o jornalista Casemiro Neto ao PS Notícias.

Emerson José

‘Trabalhamos juntos muito tempo. Eu tive a honra de entregá-la a ela como presidente da Câmara, o título de cidadã de Salvador. Ela era uma grande soteropolitana, uma conhecedora profunda da nossa cultura, da nossa história, da nossa música. Tanto é que ela reuniu aqui não só toda a turma da música, como também jornalistas, radialistas e de todas as religiões. É impressionante como Wanda Chase, mesmo nos deixando, conseguiu unir tanta gente aqui. É uma perda irreparável, uma perda profissional e pessoal também. Ela era baiana demais. Tanto é que ela ia receber o título de cidadã baiana, agora infelizmente não conseguiu. Não houve a entrega porque ela nos deixa muito cedo’, lamentou Emerson José.

Silvana Freire

‘Tive como professora e tive o privilégio de tê-la também como amiga. Wanda é uma unanimidade, a gente vê por isso aqui, por esse encontro, conseguiu reunir todos os profissionais da imprensa, os mais novos, os mais antigos, de todas as emissoras, representantes de todas as religiões. E Wanda deixa o legado dela de tudo que ela construiu para o jornalismo na Bahia, para o Brasil, esse marco dessa mulher que ela foi, que ela representou e que continua representando e que segue fazendo história e deixando para a gente tantos ensinamentos. Wanda, aquela pessoa generosa, de generosidade, da gente sempre ter que contar, que sempre tinha que ensinar, que sempre tinha que compartilhar e partilhar com os seus colegas. Então Wanda foi uma das primeiras pessoas que me estendeu a mão na época quando eu cheguei na TV Bahia e que me mostrou os caminhos. E que me trouxe outros amigos, né, e que era uma pessoa que sempre que eu precisava, precisava de um contato, de uma fonte, Wandinha me ajude, e ela mobilizava tudo pra poder ajudar, pra colar comigo em tantas coberturas, já depois, anos depois, ela me ajudou. Então, o que fica pra gente é saudade, né, e essa referência. Que bom, que bom, que pelo menos agora a gente tá reconhecendo essa grandiosidade que é Wanda Chase’, disse emocionada.

Olívia Santana

‘Wanda sempre foi militante do movimento negro. Ela era uma jornalista, uma comunicadora, mas ela sempre foi comprometida com a luta contra o racismo. A gente sempre contou com Wanda. Ela sempre abria espaços, dava um jeito de botar um artista negro na pauta. Ela sempre teve um profundo conhecimento da cultura negra. Mais recentemente, eu e ela, juntas, trabalhamos muito pela lavagem da Madeleine com o Robertinho. E fomos para a lavagem juntas. Ela tinha muitos planos. A gente se falava, passávamos horas batendo papo, conversando e pensando formas de fazer avançar o movimento negro na Bahia. Wanda com certeza vai fazer uma falta gigante, mas ela deixa um grande legado e o maior legado de Wanda é o compromisso inarredável com a igualdade’, destacou.

Falecimento de Wanda Chase

Segundo informações de familiares, a jornalista estava com problemas de saúde há cerca de um mês após uma virose. Ela chegou a ser diagnosticada com infecção urinária e intestinal.

Nascida em Manaus, Wanda condecorada como cidadã soteropolitana. Assim, ela estava prestes a receber o título de cidadã baiana.

Com uma carreira profissional de sucesso ao longo de 47 anos na comunicação, Wanda Chase passou por importantes veículos de comunicação, como o Jornal A Crítica, Rede Manchete, Tv Cabo Branco e Rede Globo Nordeste. Além disso, a jornalista ganhou destaque como apresentadora da TV Bahia.

Através das redes sociais, a família lamentou a morte da jornalista e enalteceu não só a profissional de comunicação, mas também o lado familiar e representativo de Chase.

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.