Cinema

'Ainda Estou Aqui': O caminho do Brasil até o Oscar

Com a produção, o cinema nacional dá um passo decisivo rumo ao reconhecimento internacional

Filme Ainda Estou Aqui
Foto: Divulgação

“Ainda Estou Aqui” é uma adaptação cinematográfica do livro de Marcelo Rubens Paiva, que narra a trajetória de sua mãe, Eunice Paiva, durante a ditadura militar no Brasil. A história retrata como a vida de uma mulher comum, casada com um importante político, muda drasticamente após o desaparecimento de seu marido, capturado pelo regime militar.

São duas horas angustiantes e emocionantes de filme, que retratam de forma transparente e crua o sentimento de incerteza, medo e desespero da época. Duas horas indispensáveis para preservar a memória histórica, não permitindo que as verdades sobre a ditadura caiam no esquecimento ou sejam minimizadas.

O filme traz com muita humanização as cicatrizes profundas deixadas pelo período ditatorial, revelando a dor que a própria história deixou em segundo plano sobre as diversas famílias brasileiras que tiveram seus lares interrompidos, suas vidas desestruturadas e seus sonhos adiados.

Desde ‘O Pagador de Promessas’, em 1962, o Brasil busca seu segundo Oscar. Agora, ‘Ainda Estou Aqui’ reacende a esperança de um país que sonha em ver seu cinema mais uma vez reconhecido mundialmente.

Brasil no Oscar

Com recorde de bilheteria nacional, o sonho de mais um Oscar parece mais próximo do que nunca. “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, é o candidato mais forte da história do cinema brasileiro na premiação.

Entre filmes, curtas e canções as produções brasileiras batem na trave com 11 indicações sem vitória desde 1962. A chama do Oscar reacende com o justo reconhecimento mundial que o filme vem conquistando.

“Ainda Estou Aqui” é um filme poderoso que nos lembra da importância da memória histórica e da luta pela liberdade. Com uma narrativa emocionante e atuações impressionantes, o filme é um testemunho crucial para entender o passado do Brasil e fazer com que não se repita. Vale muito a pena conferir e prestigiar o sucesso nacional nos cinemas!

Outras possíveis indicações do Oscar na Categoria Filme Internacional:

  • Emilia Pérez
  • The Seed of the Sacred Fig
  • The Girl With the Needle
  • Dahomey
  • Armand
  • Kneecap
  • Flow
  • Universal Language
  • Vermiglio

>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.