Segundo o ministério das Relações Exteriores, está prevista para o dia 21 de maio a chegada de 106 cidadãos brasileiros deportados pelo governo dos Estados Unidos, o voo fretado chegará à Belo Horizonte. A informação foi confirmada nesta quarta- feira (19), no site oficial do Governo Federal.
O processo de deportação ocorre integralmente sob as leis e a jurisdição soberana dos Estados Unidos. A definição da forma da deportação – por meio de voos comerciais ou fretados – se vincula a questões logísticas ligadas à operação.
O governo brasileiro foi notificado do voo e acompanha os desdobramentos, assegurando que os cidadãos brasileiros deportados estejam tendo um tratamento digno.
Os brasileiros que estão retornando neste voo encontram- se detidos, com ordem definitiva de deportação contra si, portanto sem perspectiva de recuperarem a liberdade nos Estados Unidos.
A realização do voo tem como objetivo primário reduzir, para esses cidadãos, o tempo de permanência em centros de detenção nos Estados Unidos, em especial neste atual contexto da pandemia da COVID-19.
Ainda segundo o ministério de relações exteriores, o consulado brasileiro nos Estados Unidos segue prestando toda a assistência consular cabível a esses cidadãos que foram detidos pelo governo estadunidense.