Brasil

Você é a favor ou contra? Governo avalia retomar horário de verão após cinco anos; saiba motivo

Segundo ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, o cenário "está colocado na mesa"

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

Com o intuito de aliviar a demanda do sistema elétrico nas horas de pico em um momento em que o Brasil enfrenta a pior seca desde que há registros, o governo federal está avaliando reimplantar o horário de verão, suspenso em 2019 durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A possibilidade foi aventada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista a jornalistas, na quarta-feira (11), em Brasília. "É algo que está colocado na mesa", admitiu. O titular da pasta afirmou que a medida, contudo, está em “fase de avaliação” devido às implicações no sistema energético e na atividade do país.

Ele assegurou que a possível implementação da medida se deve ao fato de que o Brasil enfrenta atualmente “um momento realmente crítico, de despache térmico de ponta”, quando os brasileiros retornam do trabalho, ligam dispositivos eletrônicos e tomam banho.

Instaurado no Brasil em 1931, durante o governo Getúlio Vargas, o horário de verão tem a sua adoção facultada aos estados. Na Bahia, a última vez que a medida foi adotada ocorreu no ano de 2011.