Pesquisa Ipsos realizada com 1.200 entrevistados em 72 cidades brasileiras em julho mostra que violência, serviços de saúde deficientes e falta de emprego são os itens que mais preocupam o brasileiro. Já o problema que demanda solução imediata é o desemprego, seguido pela saúde ruim e pela violência.
O quesito que mais afeta a vida dos brasileiros é “segurança, violência e criminalidade”. Essa opção foi escolhida por 67% dos brasileiros que participaram da pesquisa Pulso Brasil, realizada pela Ipsos entre 1 e 12 de julho. Na sequência, aparece “serviços de saúde deficientes” (54%) e “desemprego” (43%).
A preocupação com violência é alta em todas as faixas de renda, mas as classes alta e média são quem mais se sentem afetadas. Ao todo, 73% dos entrevistados que ganham entre cinco e dez salários mínimos e dos que recebem acima de 20 salários mínimos mencionaram segurança como sua principal preocupação.
Esse número cai para 54% entre os que ganham até um salário mínimo, ficando atrás de falta de emprego (55%), que foi o item considerado como maior preocupação por essa faixa de renda.
(Diário do Poder) (AF)