Brasil

Vacina de alta proteção contra gripe deve chegar à rede privada em Abril

O imunizante protege contra mais cepas, Influenza A e duas do B e tem como público alvo os idosos a partir de 60 anos.

Jefferson Peixoto/Secom
Jefferson Peixoto/Secom

Vacina de alta proteção contra o vírus da influenza, causador da gripe, deve chegar na rede privada em abril. O imunizante protege contra mais cepas, Influenza A e duas do B e tem como público alvo os idosos a partir de 60 anos. 

Apresenta quatro vezes, quadrivalente, mais antígenos -a vacina de dose padrão tem 15 microgramas para cada cepa e a Efluelda, 60- e proporciona uma eficácia relativa de 24,2% a mais na proteção da população idosa, se comparada ao imunizante de de dose padrão. O preço médio ainda não foi informado.

"A vacina do SUS, a trivalente, foi usada durante muitos anos, muito antes de ter a quadrivalente, comprovando o quanto ela reduz, em termos de população, o número de hospitalizações, idas ao pronto-socorro e de mortes por gripe. A gente tem uma queda, de acordo com as coberturas vacinais, muito nítidas. Em populações vacinadas, você tem doenças mais leves, com menos complicações, internações e mortes por gripe", explica Mônica Levi, presidente da SBIm, Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas.