O presidente Michel Temer afirmou nesta segunda-feira (24), na abertura de um evento no Rio de Janeiro sobre o setor de petróleo e gás, que a Petrobras era "símbolo" de algo que estava "inteiramente desajustado" no país.
Ele deu a declaração ao elogiar o presidente da estatal, Pedro Parente, indicado quando Temer assumiu o cargo ainda como interino, em maio.
A Petrobras passa por uma crise desde que a Lava Jato identificou em contratos fechados pela estatal uma das principais fontes do dinheiro irregular investigado pela operação. Também afetou a empresa a queda no preço internacional do petróleo nos últimos anos.
Para Temer, a Petrobras agora é uma das empresas mais "ajustadas" do país. O presidente ainda comemorou o atual valor de mercado da estatal que, segundo ele, subiu nos últimos meses.
"A Petrobras era o símbolo, digamos assim, de algo que estava inteiramente desajustado […] E hoje passa a ser uma das empresas mais ajustadas do país", afirmou Temer.
"Desde o começo do ano, a Petrobras, que tinha seu valor de mercado de R$ 101 bilhões passou a ter o valor de R$ 240 bilhões, ou seja aumentou em 137% sua colocação no mercado", completou o presidente.
'Cautelosa esperança'
Também presente à abertura do evento, Pedro Parente disse que é possível ter uma "cautelosa e justificada esperança" sobre a recuperação da estatal.
"Temos motivos para ter uma cautelosa e justificada esperança para dizer que a empresa foi recolocada em uma trajetória de recuperação", disse Parente. "Embora tenhamos hoje um bom e sólido plano estratégico, temos agora a parte mais difícil, que é executá-lo", analisou o presidente da estatal.
Reprodução/G1