O suspeito de ser o mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips foi preso. O homem foi identificado como o peruano Rubens Villar Coelho, conhecido como Colômbia, segundo informações do blog de Andréia Sadi.
A prisão do suspeito foi confirmada pelo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Eduardo Fontes. Colômbia foi detido em flagrante por uso de documentos falsos ao ser ouvido na delegacia de Tabatinga sobre suposta participação nos homicídios, mas negou envolvimento com o crime.
O homem é também acusado de fornecer entorpecentes provenientes do Peru e da Colômbia para facções brasileiras. Uma das linhas de investigação aponta que Colômbia estaria incomodado com a atuação do indigenista, que chegou a apreender barcos e peixes que pertenciam à quadrilha. A pesca ilegal de pirarucus e tracajás seria um dos meios de lavar o dinheiro do narcotráfico.
Colômbia teria ligação direta com os dois suspeitos presos por envolvimento no assassinato, Amarildo da Costa de Oliveira, o Pelado, e Oseney da Costa de Oliveira, o Dos Santos. Um tio de Amarildo é apontado como “funcionário” de Colômbia.