O Shopping 25 de Março, no Centro de São Paulo, foi fechado na manhã desta segunda-feira (11) em operação da Receita Federal e da prefeitura da capital contra o comércio irregular. A operação “Setembro” tem como objetivo combater o comércio de mercadorias irregulares, fruto de contrabando e falsificação.
O secretário das Prefeituras Regionais de São Paulo, Bruno Covas, afirmou que o shopping, localizado na Rua 25 de Março, é um “espaço emblemático de venda de pirataria” e que a prefeitura vai impedir o comércio irregular no local. “A prefeitura vai emparedar esse espaço já que hoje nós caçamos o alvará de funcionamento do Shopping 25”, diz. O local foi interditado cedo pela manhã com o apoio da Guarda Civil Metropolitana.
Bruno Covas diz estimar que nos próximos dias serão apreendidas e retiradas do edifício 800 toneladas de mercadorias irregulares de 900 lojas e boxes, totalizando R$ 300 milhões. Também foram apreendidos computadores por meio dos quais a prefeitura pretende identificar os dos de lojas e do shopping. O G1 tentou sem sucesso um contato com a administração.
A Receita afirma que, além do aspecto fiscal, o comércio irregular produz reflexos em outros crimes como lavagem de dinheiro, corrupção, escravidão e até danos à saúde pública. Outro aspecto nocivo é a concorrência desleal, segundo a Receita Federal.
Fonte: G1 (FA)