O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou nesta segunda-feira (06), a criação de uma comissão temporária externa para debater medidas de socorro ao Rio Grande do Sul, que passa por uma tragédia climática. Formam o grupo toda a bancada do Rio Grande do Sul na Casa, composta pelos senadores Paulo Paim (PT), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Ireneu Orth (PP-RS) –, além de outros cinco parlamentares.
Pacheco destacou que o colegiado vai analisar propostas voltadas à recuperação do estado, além de realizar visitas ao Rio Grande do Sul para identificar ações que possam ser adotadas e acompanhar o trabalho das autoridades nas cidades afetadas.
Pacheco explicou que "é importante dizer que essa passa a ser uma absoluta prioridade do Senado para mitigar os efeitos. É possível reconstruir o estado com medidas que espero que sejam ágeis. Primeiro ato de hoje é a instalação desse grupo, que ficará a cargo de analisar todas essas medidas".
Até esta segunda-feira (06), Defesa Civil do Rio Grande do Sul indicou que 83 pessoas morreram e 111 estão desaparecidas. Há ainda 291 feridos. Dos 497 municípios gaúchos, 364 foram afetados.