A sede da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo, na Lapa, Zona Oeste, fechou nesta sexta-feira (21) para o público devido à falta de fornecimento de energia elétrica.
O órgão informa que quem tiver agendamento para emissão de passaportes marcado para esta sexta-feira deverá retornar na próxima semana (qualquer dia útil, à exceção de sexta-feira (28), em razão do feriado do servidor público), apresentando o mesmo protocolo, para atendimento no mesmo horário agendado previamente.
Já quem tiver viagem marcada para esta sexta-feira (21), sábado (22) ou domingo (23) poderão retirar seus passaportes entre as 15h e 17h30 de sexta-feira.
Moradores de SP ainda enfrentam transtornos
Um dia após o temporal que atingiu a cidade de São Paulo, os moradores continuam enfrentando os transtornos causados pelo impacto da chuva desta quinta-feira (20). Além de semáforos de trânsito apagados, há falta de energia e queda de árvores em muitas regiões. Um homem morreu eletrocutado.
Em toda a cidade, 68 semáforos estavam desligados por volta das 11h desta sexta-feira (21). Mais de 150 árvores caíram na região metropolitana na quinta (20) e na sexta (21), 107 só na capital, segundo o Corpo de Bombeiros. Também caíram 808 raios na capital paulista e 1773 em toda a região metropolitana desde as 16h de quinta.
A Zona Oeste de São Paulo foi a mais afetada na quinta e segue sendo a mais prejudicada na manhã desta sexta-feira (21). Cinco bairros estão sem energia elétrica na manhã desta sexta.
– Na Rua Carlos Weber, na Vila Leopoldina, dois carros foram atingidos pela queda de uma árvore.
– Na Rua Marcelina, Na Lapa, uma árvore caiu sobre um carro.
– Na Rua John Harrison, os semáforos estão apagados.
– Nas Avenidas Vital Brasil e Professor Francisco Morato, semáforos desligados complicam o trânsito.
– Uma árvore atingiu a fiação elétrica e derrubou um poste na Avenida Bagiru, na região de Pinheiros.
– Avenida Brasil tem semáforos desligados, como o que fica no cruzamento com a Rua Colômbia.
– Queda de árvore na Rua João Moura.
– Falta de energia elétrica atinge vários trechos das marginais Tietê e Pinheiros.
-Ceagesp, maior entreposto comercial de São Paulo, está sem luz desde quinta (20).
– Chuva no Butantã atingiu 55,2 milímetros, metade do esperado para o mês. Pirituba foi a segunda região da cidade que teve o maior volume de chuva com 53,6 milímetros.
– Na Freguesia do Ó, na Zona Norte da capital, os moradores ficaram sem energia elétrica.
Temporal
Um homem morreu eletrocutado durante a forte chuva que caiu na cidade de São Paulo na tarde desta quinta-feira (20). Ele e mais um outro rapaz foram socorridos pela Polícia Militar, após serem atingidos por fiação elétrica derrubada por uma árvore na Lapa, Zona Oeste da capital.
O temporal deixou diversas regiões em estado de atenção por cerca de duas horas, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, e provocou queda de mais de 150 árvores na região metropolitana, além de inúmeros alagamentos.
A Zona Oeste foi uma das mais afetadas. Segundo o Corpo de Bombeiros, duas pessoas teriam ficado presas em uma passagem subterrânea que ficou alagada, em frente ao Terminal da Lapa, na Zona Oeste. Por volta das 19h30, uma mulher de 33 anos foi encontrada com hipotermia no local e levada para um hospital da região.
Mais de 300 raios atingem solo de SP nesta quinta-feira
Forte chuva deixa SP em estado de atenção, alaga ruas e derruba árvores
Na Pompeia, também na Zona Oeste, carros ficaram ilhados por conta de um alagamento nas ruas Barão do Bananal e Venâncio Aires.
Em nota, a AES Eletropaulo afirma que por conta da chuva, os bairros de Pinheiros, Vila Madalena e Lapa, na Zona Oeste; Brooklin e Morumbi, na Zona Sul, estão sem luz. Equipes da concessionária atuam nestes locais para restabelecer a energia.
Em Pinheiros, a chuva derrubou o toldo do estacionamento de um mercado no Largo da Batata. Na rua Teodoro Sampaio, lojas ficaram sem luz por causa da chuva e fecharam as portas. Uma árvore caiu na Rua Cardeal Arcoverde e outra desabou em cima do muro de uma casa na Avenida Pedroso de Moraes. Às 17h52, a via tinha pontos de alagamentos e semáforos desligados.
Em nota, o Shopping Eldorado afirma que isolou parte do estacionamento, após um pedaço do gesso do teto desabar por conta da chuva. Ainda de acordo com o centro de compras, o incidente não trouxe riscos para clientes, lojistas e funcionários e que todas as lojas e serviços operam normalmente.
Por causa da chuva, os trens das linhas 7 – Rubi, 9 – Esmeralda e 10 – Turquesa da CPTM passaram a circular com intervalo maior. Às 19h50, apenas a linha 7 seguia com lentidão.
Choveu forte nos bairros de Jardim Raposo Tavares, Rio Pequeno, Vila Sônia, Butantã e Morumbi. Também a Marginal Tietê e regiões da Zona Norte foram atingidas.
O trânsito, porém, ainda estava dentro da média para o horário, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego.
Conforme previsão dos meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem compossibilidade de que novas áreas com chuva em bairros da capital. A temperatura é de 32,1ºC em média na cidade.
Segundo temporal do dia
Este é o segundo temporal que atinge São Paulo nesta quinta-feira. Pela manhã, as zonas Leste e Norte da capital, além da região central, ficaram em estado de atenção por quase uma hora na manhã desta quinta-feira (20) em razão da forte chuva que atingiu a capital paulista. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), da Prefeitura de São Paulo, o estado de atenção para alagamentos foi de 7h23 até as 8h10.
No intervalo, choveu forte na região de Santana, Jaçanã, Vila Maria, Tremembé, Vila Guilherme e Penha. Também choveu forte em alguns bairros da Zona Sul.
Nos próximos dias a previsão é de sol entre nuvens e baixos índices de umidade do ar, com algumas pancadas à tarde. Na sexta-feira (21) o tempo segue instável com sol entre nuvens. As mínimas variam entre 19°C e 32°C.
Reprodução: G1