Brasil

Secretário de Saúde do Estado, apela para Forças Armadas ajudarem no isolamento social no Sul da Bahia

Em apenas uma semana, entre 20 e 27 de abril, o número de casos em Itabuna –maior cidade da região– saltou de 40 para 148

NULL
NULL

 

Segundo Fábio Vilas-Boas, o pior do coronavírus ainda está por vir

 

Diante do crescimento assustador da Covid-19 na região Sul da Bahia, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, anunciou que nesta terça(28), que já manteve entendimentos com o Exército e a Marinha, para que possam ajudar na conscientização das pessoas no isolamento social. O secretário fez o anúncio dessas medidas durante entrevista ao BATV, da TV Bahia na noite desta terça,28.

Com 500 casos registrados da Covid-19, a região sul da Bahia tornou-se um dos principais focos de disseminação de casos do novo coronavírus no estado, acendendo o sinal de alerta do governo baiano.

Em apenas uma semana, entre 20 e 27 de abril, o número de casos em Itabuna –maior cidade da região– saltou de 40 para 148, crescimento de 260%. Na vizinha Ilhéus, cidade de forte apelo turístico, o número de casos cresceu de 78 para 179 no mesmo período.
As duas cidades estrão entre as que registraram maior proporção de casos por um milhão de habitantes, lista que também inclui outros três municípios da região: Uruçuca, Coaraci e Gongogi.

Na última semana, a região teve um crescimento do número de casos três vezes acima da média do estado e já concentra 20% das mortes por Covid-19 registradas na Bahia.

A escalada dos casos preocupa pela estrutura limitada no sistema de saúde pública das cidades da região. De acordo com dados da secretaria de Saúde da Bahia, os municípios do sul da Bahia possuem apenas 33 leitos de terapia intensiva para Covid-19 na rede pública.O objetivo agora é dobrar o número de leitos.

 

Folha/ Alberval Figueiredo