O governador Rui Costa visitou as instalações do Hospital Metropolitano (HM), em Lauro de Freitas, na tarde desta quarta-feira, 17. A vistoria foi uma das últimas a serem realizadas no equipamento de saúde, que será aberto no próximo sábado, 20. O local terá 280 leitos, sendo 100 de UTI e enquanto durar a pandemia, atenderá somente pacientes com quadros graves da Covid-19.
Segundo Rui, que percorreu todos os setores do hospital acompanhado pelo secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas,além dos 280 leitos da unidade e dos 200 da Fonte Nova, mais 220 leitos estão sendo abertos no interior.
Sobre a gestão do Hospital Metropolitano, ele explicou que esta ficará definitivamente a cargo da Parceria Público-Privada [PPP], mas, que em função do agravamento da pandemia, o local vai atender temporariamente apenas os casos de coronavírus.
Além de UTIs Cardiológica e Geral, o HM possui Centro Cirúrgico, Anestesia, UTI Neurológica, dentre outros. Tanques de 30 mil metros cúbicos de oxigênio líquido serão revezados para alimentar a unidade hospitalar; um deles chegou ao hospital na manhã desta quarta-feira, 17.
A unidade conta com 120 leitos de um espaço denominado Unidade de Assistência Respiratória [para pacientes dependentes de oxigênio, dotada de serviços de fisioterapia 24 horas e mais 60 leitos de enfermaria geral.
Conforme o governo, quando em plena atividade, o hospital empregará 1.350 profissionais diretamente. A unidade fica às margens da Via Metropolitana, no bairro Jardim Castelão, em Lauro de Freitas.
A Tarde// Figueiredo