Brasil

Roupas de doações de enchente no Rio Grande do Sul são descartadas no lixo; veja vídeo

As doações, que chegaram de várias partes do país após o desastre de maio, estão sendo encontradas no lixo

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais

Quase quatro meses após a pior tragédia climática do Rio Grande do Sul, a cidade de Novo Hamburgo enfrenta um novo problema: roupas de doações, que deveriam ajudar os atingidos pela enchente, estão sendo descartadas irregularmente em uma área de transbordo no bairro Santo Afonso. As doações, que chegaram de várias partes do país após o desastre de maio, estão sendo encontradas no lixo, onde muitas pessoas têm ido buscar peças.

No período após a enchente, campanhas nas redes sociais pediram solidariedade e milhares de pessoas se dirigiram a centros de distribuição e pontos de doação para ajudar os necessitados. No entanto, a situação mudou. Em vez de receberem uma destinação correta, essas roupas estão sendo deixadas na área de transbordo, próxima à Estação Santo Afonso, e muitas pessoas têm ido até lá para recolher itens que podem ser revendidos ou reutilizados.

A Prefeitura de Novo Hamburgo se manifestou sobre o caso, condenando o descarte irregular. Segundo Jurema Pieper, titular da Secretaria de Desenvolvimento Social, "Desconhecemos a origem dessas roupas e repudiamos esse descarte irregular. Tratamos as doações recebidas de forma responsável, garantindo que cheguem realmente às mãos de quem precisa." A Prefeitura reitera seu compromisso com a gestão adequada das doações e com a assistência às vítimas da tragédia.

Veja vídeo: