Faltando poucos dias para o início oficial do carnaval, moradores de vários bairros na Zona Oeste do Recife viveram uma madrugada de terror. Nesta terça-feira (21), cerca de 30 bandidos fortemente armados realizaram ataques orquestrados em empresas e levaram pânico à região. Houve explosões, assalto a uma empresa de transporte de valores e intensa troca de tiros com a Polícia Militar.
Ruas foram fechadas e carros acabaram sendo incendiados. O Hospital da Restauração (HR), no Derby, na área central da capital, recebeu pelo menos um soldado ferido. Ele é de uma companhia independente da corporação e levou um tiro no braço. Outros dois PMs também acabaram sendo baleados, mas passam bem.
Por volta das 3h20, moradores das Estância começaram a ouvir muitos tiros. Houve relatos de muita fumaça em importantes avenidas da área.
De acordo com o comandante da PM, coronel Vanildo Maranhão, os bandidos, tinham como alvo principal uma empresa de transporte de valores. Para entrar no cofre, eles explodiram o muro de uma loja de conveniência, que fica no terreno ao lado. "Eles conseguiram entrar no cofre e levaram o dinheiro", disse o comandante da PM, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco.
O primeiro ataque aconteceu quando os bandidos furaram uma blitz do Batalhão de Trânsito, na Avenida Recife, uma das principais da Zona Oeste. Houve um confronto no local. "Eles estavam com caminhões para furar o bloqueio", declarou o coronel.
Em seguida, informa o coronel, os bandidos fizeram o cerco ao alvo principal. "De acordo com os policiais que atuaram na ocorrência, os ladrões tinham sotaque do Sul e Sudeste do país", observou.
Depois das investidas criminosas, a PM mobilizou cerca de 138 homens de vários batalhões. Um helicóptero foi usado para tentar localizar os suspeitos.
Reprodução: G1