O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, nesta terça-feira (16). Desta forma, os candidatos já podem realizar a consulta através da Página do Participante.
Devido à alta procura, o site está instável e há dificuldade em acessar os resultados, o que é comum, conforme o histórico dos últimos anos. As notas dos treineiros (alunos que ainda não concluíram o ensino médio) devem ser divulgadas em até 60 dias.
Com o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”, a redação teve sua nota máxima atingida por 60 candidatos, 42 a mais do que o registrado em 2022. Do grupo, apenas quatro são estudantes da rede pública.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, e possibilita ao participante concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, financiamentos estudantis, além de bolsas em instituições internacionais.
As provas foram aplicadas em 5 e 12 de novembro na versão regular do exame, e em 12 e 13 de dezembro na versão PPL (para pessoas privadas de liberdade) e reaplicação.