A luta por igualdade de oportunidades e fortalecimento da comunidade negra no Brasil ganha um novo impulso com a criação da Reage – Rede de Articulação pela Geração de Renda Preta. Fundada há cerca de um ano, a iniciativa reúne lideranças negras de diversas áreas, com o objetivo de ampliar a inserção e o protagonismo da população negra na sociedade e na economia.
O diretor-executivo da Reage, Aristóteles Moreira Filho, destaca que a rede atua como uma plataforma de interação e alavancagem de capitais sociais, intelectuais e econômicos. “Nosso objetivo é conectar e fortalecer lideranças negras, fornecendo suporte para o desenvolvimento de projetos e empreendimentos que impulsionem o crescimento econômico da população negra”, explica.
A urgência de iniciativas como essa é evidenciada pelos números que refletem a desigualdade racial no mercado de trabalho. Dados do Sebrae mostram que, após a pandemia, empreendedores negros enfrentaram mais dificuldades para acessar crédito e recuperar o faturamento: 47% tiveram seus pedidos de crédito recusados, contra 34% dos brancos. Além disso, segundo o Dieese, o rendimento médio de trabalhadores negros é 40% menor do que o de não negros, e apenas um em cada 48 negros ocupa cargos de liderança, enquanto, entre não negros, a proporção é de um para 18.
Para enfrentar essas barreiras, a Reage estrutura sua atuação em três pilares fundamentais:
- Networking – criação de conexões estratégicas para impulsionar carreiras e negócios negros.
- Compliance e letramento racial e de gênero – capacitação de empresas e instituições para ampliar a diversidade e inclusão.
- Captação de recursos – busca de investimentos e oportunidades para fortalecer o empreendedorismo negro.
Atualmente, a rede trabalha no mapeamento de competências de lideranças negras, criando um banco de dados para facilitar conexões com investidores e oportunidades de crescimento. Além disso, oferece workshops de letramento racial e de gênero para empresas que desejam aprimorar suas práticas de inclusão.
Além de Aristóteles Moreira Filho, integram a diretoria da Reage Cléber Lázaro Julião Costa, Flávio França Daltro, Irlaneide de Jesus Machado, Régia Mabel da Silva Freitas e Sergio Souza Matos.
A rede é aberta a todos que se identificam como parte da população negra e queiram contribuir para sua missão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.