O Dia das crianças (12 de outubro) se aproxima, trazendo com ele uma preocupação aos pais. É que num contexto marcado pela insegurança quanto à qualidade dos artigos vendidos no mercado, os produtos infantis, especialmente brinquedos, estão relacionados a uma triste estatística: eles representam 15% do total de registros feitos por consumidores no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac) e lidera o ranking de acidentes.
Para discutir e buscar saídas para o enfrentamento do problema, a Rede de Consumo Seguro e Saúde – Bahia (RCSS-BA) realiza, no período de 5 a 9 de outubro, a III Edição da Semana Criança Segura, evento aberto ao público e que reunirá os integrantes da RCSS-BA, uma articulação de 15 instituições, entre órgãos públicos e representantes da sociedade civil, coordenada pelo Ibametro e que visa combater os acidentes de consumo no Estado da Bahia.
Programação – As atividades da III Edição do evento priorizam o atendimento ao público, no sentido conscientizar a população sobre o que é um Acidente de Consumo e como fazer para evitá-lo. Entre as ações destacam-se o roteiro especial do Ibamóvel – unidade itinerante do Ibametro – em pontos estratégicos da capital baiana para informar aos pais sobre a importância da aquisição de brinquedos certificados com Selo do INMETRO e o Seminário Criança Segura, no dia 07 de outubro, no período da tarde, na Assembléia Legislativa. As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo email [email protected]. A entrada é franca.