Brasil

Real ganha poder de compra em países da América Latina

Buenos Aires e Bariloche (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Lima (Peru) são destinos mais procurados por brasileiros

José Cruz/Agência Brasil
José Cruz/Agência Brasil

Fatores econômicos externos e crises políticas domésticas na Argentina têm pressionado a cotação de outras moedas latino-americanas, o que é uma boa notícia para brasileiros que desejam viajar para alguns destinos da América Latina.

De acordo com dados do site Decolar, cidades como Buenos Aires e Bariloche (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Lima (Peru) estão entre os destinos internacionais mais buscados por turistas brasileiros desde o início do ano. Na lista estão países que têm moedas desvalorizadas mais perante o dólar do que o real.

Segundo o economista da XP, Francisco Nobre, que foi ouvido pelo Estadão, no último ano o real teve melhor desempenho ante o dólar do que os pesos mexicano, chileno e colombiano. Para ele, a alta nos preços das commodities também pressiona as moedas sul-americanas, por causa da dependência dos países aos produtos que são negociados em dólar.

Na cotação atual, o desempenho mais forte do dinheiro brasileiro se dá perante o peso colombiano, pois 1 peso colombiano equivale a R$ 0,0012. Na Argentina, que é o principal destino internacional dos brasileiros, o peso desvalorizou 22% ante o real e 23% perante o dólar americano em um ano. Dos países da América Latina, o real só tem poder de compra inferior ao do peso do Uruguai.