Em audiência dos governadores com o Ministério da Saúde, o governador da Bahia, Rui Costa, solicitou “Que haja celeridade na definição das novas vacinas”. O ministro Eduardo Pazuello informou que, deste mês até julho, 230,7 milhões de doses de vacinas serão distribuídas aos estados.
“”O positivo é que finalmente foi apresentado esse cronograma. A expectativa é que novas vacinas possam ser contratadas e, com isso, antecipamos a vacinação”, concluiu Rui.
O titular do MS previu a inclusão dos imunizantes Sputnik V e covaxin. O contrato, segundo Pazuello, pode ser celebrado nesta semana, mas nenhum dos dois produtos são autorizados pela Anvisa. O governo baiano apresentou uma ação ao Supremo Tribunal Federal visando uma permissão para adquirir o Sputnik, pois tem acordo com o fabricante russo Instituto Gamaleya para receber 50 milhões de doses.
O governador Rui Costa lembrou na audiência que vários estados, como a Bahia, vive aumento no número de doentes e de óbitos. “Portanto, há uma crise no Brasil nesse momento e somente a vacina será capaz de conter esse crescimento”, disse Rui.
hiabba// Figueiiredo