A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil, que terminaria nesta segunda-feira (31), foi prorrogada em Salvador por mais duas semanas. As duas gotinhas da vacina estão disponíveis agora até o dia 10 de setembro para as crianças entre seis meses e menores de cinco anos que ainda não procuraram os postos de saúde para receber a dose contra a doença que pode causar sequelas físicas irreversíveis.
Segundo a chefe do setor de imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Doiane Lemos, o prazo da estratégia foi estendido para ampliar um número de pequeninos protegidos contra a patologia no município: "A vacina é a única medida de prevenção eficaz para manter as crianças protegidas e nossa cidade livre da pólio. Por isso é importante que os pais e responsáveis aproveitem a prorrogação desse prazo para comparecer com os menores a uma das 127 salas de vacina da rede municipal", enfatizou.
Desde o início da estratégia, em 10 de agosto, pouco mais de 102 mil crianças foram imunizadas, o que corresponde a uma cobertura de 66%. Na capital, cerca de 42 mil menores ainda não procuraram as unidades para receber a dose do imunobiológico. A vacina contra a pólio pode ser encontrada em todos os postos de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.
Aliada a mobilização, a SMS também está realizando a administração da dose de Vitamina A para os menores de cinco anos, além da campanha de Multivacinação, quando os profissionais de saúde estão realizando a verificação da situação vacinal de cada criança e atualizando a caderneta com a aplicação das doses contidas no calendário básico que estiverem pendentes.
(Foto: Reprodução)