A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve duas mulheres ucranianas que tentavam sair do país com ovos de Arara-azul-de-lear, nativas do Brasil, durante uma abordagem no Km-409 da BR 116, em Governador Valadares, no interior de Minas Gerais.
A prisão das duas turistas estrangeiras ocorreu após uma troca de informações entre a equipe de Inteligência da PRF em Paulo Afonso (norte da Bahia) e a Delegacia da PRF em na cidade mineira.
Com as informações repassadas pela PRF-BA, a equipe da PRF-MG conseguiu abordar o veículo, utilizado pelas ucranianas, que seguia de Salvador para São Paulo.
Durante a abordagem os policiais visualizaram uma espécie de estufa, dentro de uma bolsa, onde estavam 6 ovos de aves intactos. Após alguns questionamentos, as turistas acabaram por confessar que se tratavam ovos de aves silvestres, nativas do Brasil, que seriam levados para o Suriname, ilegalmente, onde seriam comercializados.
Nesse momento os policiais informaram que as mulheres seriam encaminhadas à Polícia Judiciária Federal, para realização dos procedimentos legais cabíveis para a situação flagrada.
Porém, no decorrer do deslocamento para unidade policial, umas das mulheres conseguiu efetuar a quebra de 5 ovos, permanecendo somente 1 ovo intacto.
Após contatos com a unidade da PRF em Paulo Afonso e Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inema), foi constatado que os ovos, de Arara-azul-de-lear, uma espécie em extinção, possivelmente foram retirados de uma área de Proteção Ambiental na Bahia.
Ocorrência, turistas detidas, estufa e ovos foram encaminhados para Polícia Judiciária Federal em Governador Valadares, para os procedimentos legais cabíveis.