Brasil

Prefeitura de São Paulo recomenda retomada do uso de máscaras

Segundo a prefeitura, pesou na decisão a alta de casos positivos para Covid-19

Raquel Portugal / FioCruz
Raquel Portugal / FioCruz

 Após reunião entre técnicos da Secretaria Municipal da Saúde para avaliação dos índices epidemiológicos das últimas semanas, a Prefeitura de São Paulo voltou a recomendar o uso de máscaras de proteção facial em locais fechados  da cidade nesta quarta-feira (1°). 

O Comitê Científico de São Paulo emitiu recomendação ao governo do estado para orientar a retomada não obrigatória do uso das máscaras em locais fechados como medida para conter a alta de casos de Covid-19, nesta  terça-feira (31).

Segundo a prefeitura da capital, pesou na decisão a alta de casos positivos para Covid-19. Na semana epidemiológica  que corresponde aos dias 24 a 30 de abril, a taxa de positividade foi de 4%, enquanto em 30 de maio, a taxa foi de de 18%.

Secretário municipal da Saúde de SP, Luiz Carlos Zamarco afirmou que a recomendação tem o objetivo de proteger a população e frisa a importância da vacinação.

"Além do uso da máscara, é importante que a população complete o seu ciclo vacinal. Tanto para o primeiro ciclo, quanto para as doses de reforço. Nossos postos estão abertos diariamente e a vacina está disponível para todos". disse.

A recomendação não tem peso de obrigatoriedade. Segue, no entanto, obrigatório o uso do equipamento em espaços de saúde e transportes coletivos.