Os postos de saúde de Salvador realizam de forma ininterrupta a prevenção e o tratamento de problemas relacionados à pressão arterial. Diariamente, pacientes diagnosticados com a doença têm seus casos avaliados e são submetidos a tratamentos específicos de acordo com cada caso. E, hoje (26), quando é lembrado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, diversas ações são realizadas nas unidades de saúde da capital.
Segundo especialistas, a hipertensão só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros sintomas que representam sinais de alerta. Apesar de não ter cura, através de um tratamento adequado a patologia pode ser controlada.
Ações – Dentre as atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde ao longo desta semana (de 26 a 29), constam atividades públicas e palestras relacionadas ao assunto. Durante essa semana, os profissionais de saúde também intensificarão a realização de serviços de aferição da pressão arterial, testes de glicemia, além de prestação de orientações nutricionais para os usuários das unidades básicas.
(Foto: Divulgação)